Dr. Richard Andrei Marquardt – Cirurgia Geral e Bariatrica

A cirurgia geral é uma especialidade que abrange várias áreas cirúrgicas dentre as principais :

figura que ilustra cirurgia geral e laparoscopica
  1. Doenças do aparelho digestivo (Vesicula, Hérnias da Parede Abdominal ,)
  2. Doenças do refluxo ( Hérnias de Hiato e Refluxo)
  3. Cirurgias de Urgências ( traumas , apendicite aguda , diverticulite, cirurgias intestinais )
  4. Neoplasias ou canceres do aparelho digestivo
  5. Gastroplastias ou cirurgias bariátricas
  6. Cirurgias ambulatoriais com anestesia local ( lipomas , cistos sebaceos , doenças de pele ) .
  7. Doenças orificiais : hemorróidas , fistulas e fissuras anais .

A grande maioria das cirurgias hoje em dia são realizadas por laparoscopia ou por vídeo proporcionando uma recuperação mais rápida para os pacientes.

Cirurgia por vídeo ou laparoscópica com apenas furinhos , sem incisões ( maioria das cirurgias são assim ) permitindo recuperação muito rápida para nossos pacientes

Quem é o Dr Richard Marquardt cirurgião geral e bariátrico que pode te ajudar ?

Dr Richard Marquardt é médico cirurgião geral e bariátrico formado em 2001 .

Há 24 anos atuando como cirurgião e com vasta experiência nas áreas da cirurgia geral e laparoscopia.

Pós Graduado em cirurgia minimamente invasiva ou laparoscópica com milhares de cirurgia realizadas e transformando a qualidade de vida dos nossos pacientes .

É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia bariátrica e Metabólica e da Federação Internacional da Cirurgia da Obesidade .

Pioneirismo no planalto norte catarinense e sul do Paraná em cirurgias de gastroplastias ou para obesidade e nas hérnias da parede abdominal por videolaparoscopia .

Ha mais de 20 anos realizando cirurgias laparoscópicas para vesículas , hérnias , bariátricas , refluxos e hérnias de hiato.

As cirurgias são realizadas em hospitais de referência na região contribuindo com a segurança e todo cuidado que o paciente merece no momento da sua operação .

Cirurgião de excelência com mais de 150 avaliações 5 estrelas no google .

Minha consulta é diferenciada com tempo adequado e atendimento de excelência para entender o que realmente você necessita para melhorar sua qualidade de vida e o que de fato você merece ( uma atenção diferenciada ).

dr richard cirurgiao geral

Depoimentos dos nossos pacientes

As cirurgias gerais mais comuns da minha especialidade as quais eu posso te ajudar:

  • cirurgia da vesícula biliar e do fígado : pedras , cálculos na vesícula , pólipos que ocasionam muita dor do lado direito da barriga em cólicas e sempre precisam de um cirurgião geral para realizar a cirurgia por laparoscopia . Cistos hepáticos , hemangiomas no fígado e nódulos no fígado também fazem parte da área de atuação da cirurgia geral.
  • cirurgia das hérnias da parede abdominal : são as hérnias inguinais , umbilicais , incisionais , epigástricas que ocorrem por fraqueza de regiões na parede do nosso abdômen e precisam ser operadas .
  • cirurgia da hérnia de hiato ou do refluxo : são operações para tratar o refluxo crônico que não alivia com medicações e são muito prevalentes e comuns.
  • cirurgia da obesidade ou bariátrica : são cirurgias de redução de estômago para controlar a doença da obesidade depois que se esgotaram as alternativas clínicas para o controle dessa doença crônica e tão prevalente na população geral .
  • cirurgia de urgências : apendicite aguda , diverticulite , traumas ou acidentes com lesões de órgãos internos são da especialidade da cirurgia geral . Ferimentos por arma branca ou de fogo na região torácica ou abdominal competem ao cirurgião geral.
  • cirurgia ambulatorial : lipomas , cistos de pele , doenças de pele , doenças nas unhas são também cirurgias relizadas pela especialidade.
  • cirurgias orificiais: hemorróidas , fistulas e fissuras da região anal necessitam na grande maioria das vezes de cirurgia geral para acompanhamento e tratamento.

Por que fazer uma cirurgia por videolaparoscopia ?

  • recuperação e volta as atividades de rotina normais muito mais rapidamente
  • menos dor
  • cicatriz imperceptível ( não tem cortes )
  • segurança e tecnologia nas cirurgias.

A razão de optar por cirurgia laparoscópica é para te possibilitar uma recuperação muito mais rápida .

1- Cirurgia geral e a Cirurgia Bariátrica e Metabólica

LEIA TAMBÉM : Desmistificando a cirurgia bariátrica : sobre os 10 mitos principais ….

gastroplastia e cirrugia geral

cirurgia bariátrica e metabólica ou redução do estômago ( GASTROPLASTIAS )  é um tratamento cirúrgico que tem por objetivo controlar a obesidade e suas doenças associadas de forma eficiente  e duradoura.

Por sinal , na atualidade essa operação é a melhor forma de tratar e controlar a doença em termos de potência de perda de peso , longevidade dos resultados e remissão das doenças que  estão associadas a obesidade.

A cirurgia bariátrica da atualidade é menos invasiva com muita tecnologia embarcada e nível de segurança comparado a cirurgias do dia a dia como uma vesícula biliar ou uma hérnia.

A perda de peso se dará em 01ano e 6 meses a 02 anos da operação . A quantidade de peso eliminada é maior comparada a quaiquer outros tratamentos com chance de perder até todo excesso do peso .

Esse número de perda de peso chega a ser 40 % do peso que o paciente tem quando vai operar. Exemplo: operando com 100 kg , a possibilidade de perda é de 40 kg chegando a 60 kg no final de 1 ano e 6 meses.

Para quem está indicada uma cirurgia bariátrica?

  • pacientes que  possuem uma obesidade estável  há pelo menos  02 anos. 
  • pacientes que não obtiveram resultados satisfatórios com dietas, atividades físicas  e medicamentos.
  •  pacientes portadores de  uma obesidade mais pronunciada ou grave  , ou um grau mais avançado da doença calculada pelo índice de massa corporal o IMC . O resultado sendo superior a 35 kg/m2 com comorbidades ( doenças associadas) ou superior a 40kg/m2 sem comorbidades já pode fazer a cirurgia bariátrica . Para calcular seu IMC é só dividir seu peso em quilos pela altura ao quadrado que você chegará ao resultado.
  • pacientes portadores de refluxo gástrico associado a obesidade.
  • pacientes portadores de  doenças  crônicas  como diabetes mellitus tipo 2   , hipertensão arterial ou pressão alta  , alteração do colesterol , gordura no fígado ou esteatose hepática , apneia do sono e ronco associadas à obesidade.
Altura
cm.
Por favor insira um valor entre 125 e 225.
peso
kg.
Por favor insira um valor entre 10,0 e 500,0 ( uma casa decimal ).
Altura
pés
polegadas
Por favor insira um valor entre 4,2 e 7,3.
peso
lb.
st.
Por favor insira um valor entre 22,0 e 1000,0 ( uma casa decimal).
Calcular IMC
Use esta calculadora para calcular o seu índice de massa corporal ( IMC ), que pode ser uma ferramenta útil para determinar sua categoria de peso. Ou use-a para calcular IMC do seu filho

. Tem grande chance de curar as doenças também associadas a obesidade dentre as principais :

  • diabetes tipo 2
  • hipertensão
  • dislipidemia ( colesteróis altos )
  • esteatose hepática ou gordura no fígado
  • apnéia do sono

Quais são as técnicas de cirurgias bariátricas  mais realizadas no Brasil e no Mundo?

Técnicas de cirurgia bariátrica .

Tipos de cirurgia  bariátrica:

  • Restritivas : bandas gástricas ( abandonadas ) , gastrectomia vertical ou sleeve gástrico
  • Mistas: Bypass Gástrico em Y de Roux
  • Disabsortivas : Duodenal Switch ou Scopinaro ( abandonado )
  • Hormonais e metabólicas : todas acima , SADIS , OAGBS , bipartição de trânsito intestinal

Todas cirurgias tem efeito metabólico  e hormonal contribuindo para perda de peso e melhora do metabolismo das doenças associadas.

As duas técnicas de cirurgias  bariátricas  mais utilizadas na atualidade são  a Gastrectomia Vertical ou Sleeve e o Bypass Gástrico em Y de Roux .

GASTRECTOMIA VERTICAL OU SLEEVE

Note que não existe desvio intestinal

A diferença  entre essa técnica e as outras está especialmente  em não manipularmos  os intestinos .  Retiramos 80 % do estômago causando uma redução  gástrica acentuada deixando o volume gástrico aproximadamente de 150 ml e promovendo menos fome por alterações  dos hormônios gastrintestinais.

  • Pontos positivos: não ter manipulação  do intestino , menor disabsorção de nutrientes e vitaminas , remoção da grelina ( hormônio da fome e apetite  ) , necessidade menor de reposição com vitaminas . 
  • Pontos negativos : pirose , azia ou queimação  mais pronunciada e é  irreversível  pois será  removido do sistema digestivo  80 % do estômago .

Note que o alimento caminha pelo intestino agora desviado em azul

Já no Bypass Gástrico, temos uma cirurgia  mista , ou seja , restringimos o alimento pela diminuição do estômago e absorvemos menos os nutrientes pelo desvio intestinal. O estômago  e o intestino são manipulados nessa técnica. Não retiramos nenhuma parte do aparelho  digestivo, por esse motivo trata-se de uma operação reversível . Cria- se um estômago pequeno chamado pouch gástrico com capacidade de 50 ml e um desvio  de cerca de 1.5 a 3 metros de intestino é realizado.

  • Pontos positivos: reversibilidade ( podemos transformar  em anatomia normal novamente), maior efeito dos hormônios intestinais, melhor para Diabetes tipo 2 e síndrome metabólica e  maior resultado para doença do refluxo gastroesofágico, ou seja , quem tem muita azia ou queimação.
  • Pontos negativos: exclusão de um segmento do estômago dos exames endoscópicos de rotina, hipoglicemias reativas ,  síndrome  de dumping , diarreias e hérnias internas ou obstrução intestinal, aderências ou bridas  e deficiência  de vitaminas  mais pronunciada se não seguir uma suplementação adequada. 

Os resultados em termos de perda de peso são similares em ambas as técnicas , porém notamos a superioridade do bypass gástrico no controle do refluxo gástrico e na resolução do diabetes.

2- Cirurgia Geral ( Vesícula e Fígado ) as Colecistectomias ( Remoção da Vesícula )

cirurgia geral e figado

A vesícula biliar é uma glândula abaixo do fígado e a principal razão da cirurgia é o fato do desenvolvimento de pedras. Precisa operar sempre . Pólipos e cânceres vesiculares também necessitam da avaliação da cirurgia geral.

A cirurgia é chamada de colecistectomia ou retirada da vesicula e é realizada por videolaparoscopia ( somente furinhos no abdômen ) . Com uma recuperação pós operatória bem rápida a rotina normal.

As doenças do fígado mais prevalentes na cirurgia geral são os nódulos hepaticos que muitas vezes precisam ser removidos ou biopsiados , os hemangiomas e cistos hepáticos que devem ser acompanhadoe avaliados pelo cirurgiao geral.

3- Cirurgia Geral e as Hérnias e Diástases . As herniorrafias…. ( aquelas bolas na barriga que incomodam muito e são perigosas )

hernia inguinal e cirurgia geral

Hérnias são fraquezas e rupturas da musculatura em regiões do nosso abdomen. Muito comum na virilha , no umbigo e em áreas com cicatrizes prévias. A cirugia geral atua nas áreas de hérnias independentemente da idade do paciente , desde infância até idade adulta.

As cirurgias das hérnias são conhecidas como herniorrafias ou hernioplastias . Necessitam muitas vezes de uma tela de polipropileno para reforçar a área enfraquecida do nosso músculo .

4- Cirurgia Geral e o Refluxo. A cirurgia antirrefluxo ou fundoplicatura…( para aquela azia ou queimação sem controle )

cirurgia geral e hernia hiatal

O refluxo gastroesofágico crônico e a hérnia de hiato são doenças afins que são tratadas pelo cirurgião geral. A operação é realizada por videolaparoscopia .

O tratamento cirúrgico do refluxo ou hérnia de hiato é conhecida como fundoplicatura ou mesmo cirurgia de NISSEN.

Uma válvula com o próprio estômago realizada na transição do enfraquecimento do musculo do esôfago e é corrigido o defeito muscular que ocasiona a hérnia.

5- Cirurgia Geral e as Urgências ( apendicite , diverticulite , perfurações ou obstruções intestinais e traumas )

apendicite aguda cirurgia geral

Apendicite é a urgência abdominal inflamatória mais comum da cirurgia geral

A especialidade de cirurgia geral engloba as urgências : a mais comuns do sitema digestivo são :

  • apendicite aguda ( inflamação do apendice na regiao inferior direita do abdomen que deve ser operada em caráter de urgencia e hoje fazemos por videolaparoscopia chamada apendicectomia por videolaparoscopia
  • diverticulite e as perfurações intestinais são urgências cirúrgicas que cursam com cirurgia .
  • acidentes de trânsito ou mesmo brigas com ferimentos por arma branca ou projéteis com dores abdominais e torácicas muitas vezes se traduzem em cirurgias de urgência por sangramento ou lesão de órgãos internos devendo o cirurgião geral cuidar desse grupo de pacientes

divertículos no intestino grosso que podem causar perfuração intestinal

6- Cirurgia Geral e Ambulatorial ( lipomas e cistos ) ou aquelas ¨bolinhas¨ embaixo da pele

cisto sebaceo e cirurgia geral

cisto sebáceo região cervical

lipoma e cirurgia geral

lipoma em região de dorso

unha encravada e cirurgia geral

unha encravada sendo operada

São os procedimentos realizados com anestesia local e não requerem internamento . Os mais comuns :

  • lipomas
  • cistos sebáceos
  • onicocriptose ou unha inflamada e encravada
  • doenças nodulares e pigmentares de pele
  • correção de cicatrizes

7- Cirurgia Geral e Cirurgias Orificiais ( Hemorróidas , Fístulas e Fissuras Perianais )

As doenças orificiais são muito comuns na abrangência da atuação do cirurgião geral e incluem as principais doenças :

  • hemorróidas
  • fístulas anais
  • fissuras anais
  • abscessos anorretais

Estão relacionadas a dor região anal , sangramentos ou vazamentos na região.

LEIA MAIS :

Doenças da região anal : Hemorróidas , Fissuras e Fístulas anais

Pedra na vesícula  ou colelitíase 

Hérnia da parede abdominal

Cirurgia para refluxo ou hérnia de hiato

A cirurgia bariátrica e metabólica e seus benefícios…

FONTE:
https://www.cbcd.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *