Dr. Richard Andrei Marquardt – Cirurgia Geral e Bariatrica

“A cirurgia tem um poder de controle nos sintomas de refluxo em mais de 90% dos nosssos pacientes que param de usar remédios como omeprazol ou similares”.

TOMAR MEDICAÇÃO COMO OMEPRAZOL OU SIMILARES PARA REFLUXO É ARRISCADO PARA SUA SAÚDE

SINTOMAS DE REFLUXO OU HERNIA DE HIATO

A Hérnia de Hiato com Doença do Refluxo Gastroesofágico  ( DRGE ) é muito prevalente na população . A principal queixa do paciente é  o retorno da acidez do estômago  para o esôfago , aquela famosa queimação no peito e amargura na boca .

Você conhece o médico que trata do refluxo e hérnia de hiato ?

Dr Richard Marquardt é cirurgião geral e bariátrico com vasta experiência em tratamento cirúrgico do refluxo.

24 anos formado e realizando cirurgia laparoscópica para correção de hérnia de hiato e refluxo em hospital de referência. Com mais de 150 avalições cinco estrelas em atendimento de excelência aos seus pacientes.

Estima-se que 30% dos pacientes sofram com a DRGE ou algum tipo de refluxo .

Alguns fatores de risco associados ao refluxo gástrico e hérnia de hiato incluem:

  • sexo feminino.
  • obesidade ou sobrepeso.
  • idade: A prevalência de refluxo tende a aumentar com a idade.
  • história familiar: ter um histórico familiar de refluxo pode aumentar o risco de desenvolver a doença.
  • tabagismo.

Quais os principais  sintomas de refluxo e hérnia  de hiato ?

  • Azia ou queimação no peito ( pirose retroesternal ) 
  • Regurgitação alimentar ou gasosa 
  • Ruminação ( barulhos de ar no peito ) 
  • Dor epigástrica  ou na boca do estômago  
  • Disfagia ou dificuldade para engolir 
  • Dor no peito ou torácica na alimentação 
  • Amargura região orofaringea ( boca ) 
  • Halitose 

O refluxo (DRGE) , tem como sua principal causa , a dificuldade da contenção da acidez no estômago. Essa dificuldade está relacionada a pressão insuficiente do esfíncter inferior do esôfago em se fechar por completo o que resulta na subida crônica e recorrente do acido clorídrico gástrico para nosso esôfago e boca .

Depoimentos de pacientes

O que é hernia de hiato ?

” A abertura do músculo do diafragma ou da respiração propicia que o estômago suba para dentro do tórax e ocasione a hérnia de hiato e o refluxo “.

hérnia de hiato e cirurgia para refluxo : diagrama

Quando existe uma abertura maior do que habitual no músculo da respiração que divide nosso tórax e abdômen , ocorre a subida do estômago para dentro do tórax . Portanto , a hérnia de hiato é uma abertura da musculatura da região com a progressão  do estômago para dentro do tórax ocasionando o refluxo.

Nem sempre a hérnia de hiato vai ocasionar sintomas ao paciente, ou seja, pode ser assintomática.

Merece toda a atenção os pacientes que têm  hérnia de hiato  e azia ou queimação  no peito , pois nessa condição  , o paciente  pode necessitar de uma cirurgia para refluxo.

Como é  realizada  a cirurgia para refluxo e hérnia de hiato ?

” Cirurgia para correção de hérnia de hiato resolve em mais de 90% o refluxo “.

cirurgia pararefluxo e hérnia de hiato : a válvula

O procedimento cirúrgico  é  o mesmo tanto para o refluxo e quanto para a hérnia  de hiato.

A operação  é  realizada  por videolaparoscopia “ furinhos “  em ambiente  hospitalar . 

A abertura  da musculatura  da região  é  corrigida , e fazemos uma válvula  antirrefluxo com nosso próprio estômago  ( parte do fundo gástrico), por isso também chamada de cirurgia de fundoplicatura gástrica, contornando o esôfago na região do esfíncter ou músculo que está  entreaberto e corrigindo a subida da acidez por completo. 

A cirurgia  para refluxo ou cirurgia de hérnia de hiato ou cirurgia de Nissen são feitas simultaneamente com recuperação  rápida , em geral até 24h no hospital e retorno as atividades normais em menos de 07 dias e atividades de força  física após 30 dias.

A dieta após a cirurgia para refluxo e hérnia  de hiato também é  a mesma . Orientamos uma dieta líquida/pastosa progressiva até  a terceira  semana .

Depois dessa fase , inicia-se alimentos inteiros , bem mastigados, cuidando sempre na velocidade com que se alimenta . 

Quais as possíveis  complicações  do refluxo e da hérnia  de hiato?

“Úlceras no esôfago surgem pela acidez frequente no órgão podendo ocasionar lesões pré cancerígenas .”

  • esofagite erosiva
  • úlceras esofágicas
  • esôfago de Barret (condição pré maligna )
  • adenocarcinoma esofágico ou câncer

O ácido do estômago pode iniciar um processo inflamatório  do revestimento  interno do esôfago denominado esofagite . 

A esofagite pode ser graduada conforme o tamanho das erosões  da mucosa do esôfago.  As esofagites com lesões maiores são mais propensas a relacionarem- se com um refluxo mais intenso .

Além das esofagites , podemos ter uma evolução  da inflamação  da mucosa do esôfago , que vai trocando o revestimento  por um epitélio intestinal  pela acidez constante naquela região . Chamamos essa condição  de esôfago  de Barret  . O esofago de Barret pode evoluir para adenocarcinoma esofágico que é  o câncer de esôfago. 

Outra situação  é  o tamanho da hérnia  de hiato . Hérnias de hiato superiores a 05 cm de tamanho , podem impactar em dificuldade  de alimentação  ou progressão  do alimento ( disfagia ).

Em alguns casos de hérnia  de hiato , podemos ter obstrução  gástrica necessitando de cirurgia da hérnia de hiato de urgência. 

Como é  feito o diagnóstico  da hérnia  de hiato? 

” Um exame simples de endoscopia digestiva mostra uma hérnia de hiato “.

Através de uma boa avaliação médica chamada anamnese já conseguimos entender se o paciente está com refluxo ou hérnia de hiato. O diagnóstico por imagem mais fidedigno de hérnia  de hiato é  realizado pelo exame de endoscopia digestiva alta .

ENDOSCOPIA E HERNIA DE HIATO

Aparelho de endoscopia para diagnosticar hérnia de hiato

Quando a cirurgia para refluxo e hérnia de hiato está indicada?

“Sempre que temos sintomas de azia frequentes com endoscopia revelando esofagites mais intensas , estamos diante de uma boa alternativa para a operação”.

  • falta de resposta adequada  aos medicamentos para alívio dos sintomas
  • esôfago de Barret 
  • refluxo biliar ou alcalino
  • hérnias de hiato com refluxo
  • hérnias de hiato volumosas
  • esofagites erosivas grau B , C e D de Los Angeles sem cicatrização  com  uso de medicamentos por 2 meses

Refluxo sem hérnia  de hiato é possivel ?

“Mesmo sem hérnia na endoscopia , pacientes com refluxo se beneficiam da cirurgia”.

Sim ,  e isso é  muito frequente . Nesses casos dizemos que o exame de imagem  não  contribuiu para o diagnóstico  de refluxo. 

Muitas vezes as alterações da acidez  crônica  não são visíveis no exame de imagem endoscópica na região do nosso esôfago. Por esse motivo , a endoscopia digestiva  alta não  é  o melhor exame para identificar  o refluxo sem esofagite.

O paciente tem muitos sintomas de azia e queimação  pelo motivo do esfíncter  inferior  do esôfago  estar com a  pressão  de fechamento  inadequada não sendo visível esse fator na endoscopia digestiva.  

Próxima  etapa é  pedir os exames funcionais do nosso esôfago para averiguar de outra maneira  se há refluxo ou doença  do refluxo gastroesofágico. Esses exames são conhecidos como phmetria e manometria esofágicas .

A phmetria e a manometria  esofágicas quantificam através  de eletrodos mergulhados dentro do órgão a quantidade real de acidez e a pressão e funcionamento do músculo do esfincter do esôfago e trarão  informações  importantes quanto a necessidade ou não de uma cirurgia para refluxo em pacientes com endoscopia  digestiva  normal, ou seja , que não mostraram hérnia de hiato ou esofagite.

Avanços  na cirurgia para refluxo gastroesofágico e hérnia hiatal

  1. tecnologia embarcada para uma cirurgia mais segura
  2. rapidez e agilidade durante a operação
  3. modo diferente de confecção da válvula antirrefluxo
CIRURGIA DE HERNIA DE HIATO POR VIDEOLAPAROSCOPIA

A cirurgia  laparoscópica para hérnia de hiato  e cirurgia para refluxo resultou em um ganho imenso para cada vez trazer  melhores resultados na recuperação e bem estar dos pacientes . 

A cirurgia que antes era realizada por corte ou laparotomia , hoje em dia é  realizada por laparoscopia  ou “furinhos “otimizando o retorno precoce as atividades .

A região onde é  operada a hérnia  de hiato é  na transição  entre o tórax  e o abdômen.  Um lugar difícil  de operar por via convencional sem boa visibilidade e com estruturas muito irrigadas com vasos sanguíneos.

A laparoscopia  trouxe uma melhor abordagem  , além do mais , a tecnologia  das pinças hemostáticas laparoscópicas de selagem dos vasos que não permitem sangramento, tornam a cirurgia muito segura e ágil. 

Antigamente , os pacientes sentiam mais dificuldade  da se alimentar  após uma cirurgia  para refluxo ou cirurgia  de hérnia de hiato, mas hoje isso não é  mais assim em função  da tecnologia embarcada na cirurgia . Liberamos com segurança  o estômago  para confecção  de uma válvula longa e frouxa envolvendo toda a transição  esofagogástrica que precisa ser corrigida. 

Atualmente a alimentação é normal após uma cirurgia de hérnia de hiato .

Principais mitos referentes a cirurgia para refluxo e hérnia de hiato

“Entender que o refluxo é uma doença crônica e que hérnia de hiato aumenta o refluxo é crucial para nossos pacientes”.

  • não vou conseguir comer
  • vou entalar
  • tem risco de sangramento
  • vou voltar a tomar medicação para refluxo

Cerca de 90% dos pacientes submetidos a atual cirurgia para refluxo e hérnia de hiato têm seus sintomas controlados sem medicações . Portanto a cirurgia é muito mais efetiva que o tratamento com medicações .

Os entalos e a dificuldade de se alimentar são mais comuns no início da recuperação . Mas de qualquer forma estimulamos uma alimentação saudável , bem mastigada e com uma velocidade controlada após a cirurgia para refluxo.

É necessário fazer acompanhamento com o cirurgião para modificar alguns hábitos alimentares , evitar tabagismo e corticóides para durabilidade da cirurgia .

Com o avanço da tecnologia é improvavel complicações como sangramentos tornando essa cirurgia cada vez mais realizada e segura no combate ao refluxo gastroesofágico.

Você conhece o médico que trata do refluxo e hérnia de hiato ?

Dr Richard Marquardt é cirurgião geral e bariátrico com vasta experiência em tratamento cirúrgico do refluxo.

24 anos formado e realizando cirurgia laparoscópica para correção de hérnia de hiato e refluxo em hospital de referência.

Leia mais :

A cirurgia bariátrica e metabólica e seus benefícios…

Fonte : http://www.annalsofsurgery.org

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *