Mito 1- A cirurgia bariátrica vai emagrecer demais …

A maioria dos pacientes tem a impressão de que irão perder muito peso com a cirurgia bariátrica a ponto de ficarem desnutridos ou muito emagrecidos . Isso é um mito , e a grande maioria vai perder um valor sobre o percentual excedente do seu peso induividual , fato esse que será muito importante para saúde e bem estar .
Então , se o paciente que está com excedente de peso de 50 kg por exemplo , a perda de peso será entre 30 a 40 kg ou seja 60 a 80 % do peso em excesso.
Portanto , de maneira mais fácil de calcular , e de uma maneira generalista e simplista , podemos considerar a perda de peso ideal e individual entre 30 a 40% do peso atual daquele paciente no momento da sua cirurgia bariátrica. Exemplo : um paciente com 100 kg ( vai perder entre 30 a 40 kg de peso )
Quem é o Dr Richard Marquardt cirurgião geral e bariátrico?
Dr Richard Marquardt é médico cirurgião geral e bariátrico formado em 2001 .
Há 24 anos atuando e com vasta experiência nas áreas de cirurgia geral e laparoscópica . Pós Graduado em cirurgia minimamente invasiva ou laparoscópica com milhares de cirurgia realizadas e transformando a qualidade de vida dos seus pacientes .
É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia bariátrica e Metabólica e da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade .
Pioneirismo no planalto norte catarinense e sul do Paraná em cirurgias de gastroplastias ou para obesidade e nas hérnias da parede abdominal por videolaparoscopia .
Ha mais de 20 anos realizando cirurgias laparoscópicas para vesículas , hérnias , bariátricas , refluxos e hérnias de hiato.
As cirurgias são realizadas em hospitais de referência na região contribuindo com a segurança e todo cuidado que o paciente merece no momento da sua operação .
Cirurgião de excelência com mais de 150 avaliações 5 estrelas no google .

Depoimentos dos nossos pacientes




Mas por que alguns pacientes ficam mais emagrecidos que outros ?
Alguns pacientes já tem pouco músculo ao operar, ou seja , pouca massa magra e muita massa adiposa.
Então , no processo de emagrecimento , além da perda de gordura , poderemos perder uma parte dessa massa magra que é o nosso músculo .
O importante é uma boa suplementação com proteínas e exercício físicos resistidos ( musculação ) priorizando a massa muscular para não haver essa perda demasiada de massa magra o que denominamos sarcopenia( perda de massa muscular ) .
O aspecto de emagrecimento maior em alguns pacientes vem da maior perda da musculatura.
Por essa razão o acompanhamento com a equipe após a operação é fundamental .
Mito 2 – Não poderei mais comer o que eu comia antes da minha cirurgia …

É a mais pura inverdade.
Não existe isso . O que de fato vai mudar é o seu gatilho frente a alguns alimentos e isso será muito particular e individual .
A explicação é dada pela mudanças na secreção dos nossos entero-hormônios que regulam a busca pelo alimento e a saciedade.
Cabe dizer que na cirurgia bariátrica vários hormônios intestinais começam a ser secretados pelo intestino de uma forma mais fisiológica e atuante acarretando essa mudança de paladar que é muito benéfica e saudável.
Mito 3 – Vou reganhar todo meu peso após a minha cirurgia bariátrica …

Na verdade , o índice de recidiva ou retorno de obesidade após uma cirurgia bariátrica é baixa . Cerdca de 20% , ou seja , cada 10 pacientes que operam , apenas 02 , podem apresentar um reganho de peso expressivo .
É tratamento mais potente e duradouro contra a obesidade.
O reganho tem tratamento desde que o paciente não pare de seguir o acompanhamento com sua equipe e não abandone as consultas de rotina .
Lembramos que a obesidade é incurável , mas tem controle . E a cirurgia bariátrica é o melhor controle para a doença .
Assumir uma postura de cuidado alimentar e atividade física constante e acompanhamento com a equipe após a operação vai diminuir ainda mais a chance de recidiva da doença obesidade .
Mito 4 – Vou ficar doente após a minha cirurgia bariátrica …

Muito pelo contrário , a cirurgia é a ferramenta que vai te deixar muito mais saudável . A grande vilã aqui a ser combatida e que te trará malefícios é a obesidade .
A obesidade é um estado inflamatório de baixo grau que causa grandes repercussões na saúde.
Cânceres acontecem em pacientes com mais obesidade e o riscos cardiovasculares de infarto e avcs ou derrames estão mais relacionados a doença mesmo se nossos exames de sangue estiverem normais .
16 benefícios imediatos após a cirurgia :
- melhora da hipertensão
- melhora do diabetes
- melhora da apneia do sono
- melhora do peso
- melhora das articulações
- melhora da depressão
- melhora do risco de canceres
- melhora do risco de infarto e derrame
- melhora da libido
- melhora da impotência
- melhora da fertilidade
- melhora do refluxo
- melhora da esteatose hepática
- melhora da imunidade
- melhora das vitaminas
- melhora da alimentação
Ou seja , são tantos benefícios , que os pacientes se arrependem de não serem submetidos a cirurgia mais cedo .
Mito 5 – Vou usar remédios para sempre após a minha cirurgia bariátrica ….

Não é verdade. Você vai parar de usar remédios para as doenças associadas a obesidade como as principais :
- hipertensão
- diabetes
- dislipidemia ou colesterol alto
- gordura no fígado
- dores nas articulações
- disfunção erétil
- sem usar CPAP ( dispositivo para dormir por causa da apnéia noturna )
- sem medicamentos para depressão e ansiedade
Trocamos as medicações por suplementações . Vitaminas são essenciais e devem ser tomadas diariamente pelos pacientes a depender da técnica cirúrgica empregada .
Mas considero uma troca muito justa e mais saudável inclusive , dos remédios caros para doenças, por uma suplementação básica de viaminas no pós operatório . VITAMINA não é REMÉDIO . Além das vitaminas serem bem mais econômicas também.
Lembro aqui que os pacientes obesos já tem deficiências de vitaminas antes mesmo de operarem. Portanto, a cirurgia bariátrica vai inclusive melhorar o perfil de vitaminas desses pacientes no pós operatório porque teremos o controle com exames dessas dosagens .
Os pacientes ficam muito mais vitaminados no nosso pós operatório do que quando tinham obesidade .
Mito 6- Vou ingerir mais bebida alcóolica após a cirurgia …..

Não é verdade. Apenas 8% dos pacientes com história prévia de uso de álcool em demasia tem a chance de ficar compulsivos por álcool após a operação . Portanto , essa informação também é falsa .
Temos que cuidar muito com a ingestão de bebidas com álcool após a cirurgia bariátrica porque temos uma absorção mais rápida e um efeito maior .
Mas o paciente que segue com a equipe e que está orientado vai entender e saber fazer o uso correto da bebida alcoólica após a cirurgia bariátrica.
O uso tem que ser esporádico e com parcimônia .
Não proibimos o uso da bebida alcoólica após a cirurgia bariátrica desde que tenhamos moderação no consumo por ser muito calórica e atrapalhar na manutenção do nosso principal objetivo que é o controle do peso e doenças associadas .
Mito 7- Vou perder todo meu cabelo após a cirurgia bariátrica …

Existe uma fase de queda capilar após a cirurgia bariátrica mesmo estando com todas as vitaminas e minerais normais nas dosagens de rotina no pós operatório.
Essa perda capilar ou eflúvio telógeno é transitória , passageira e geralmente cursa do terceiro ao oitavo mês de pós operatório.
É uma economia de energia do nosso organismo , e quem está perdendo peso vai ter queda capilar controlada inevitavelmente .
Mas não vai perder todo o cabelo e temos medidas para aliviar essa queda capilar .
Por esse motivo a suplementação e o acompanhamento com equipe é muito importante depois da cirurgia bariátrica.
Mito 8 – A cirurgia bariátrica é a cura da obesidade …

Não existe cura para doenças crônicas como a obesidade , a hipertensão e o diabetes .
O que de fato existe é o melhor tratamento para remissão dessas doenças . A cirurgia bariátrica é o melhor tratamento comparado a dietas isoladas , tratamento medicamentoso ou endoscópico como balão .
Sempre estimulamos o acompanhamento com nossa equipe e melhora nos hábitos para juntamente com a ferramenta mantermos nosso peso controlado para sempre .
Mito 9 – A cirurgia bariátrica será substituída pelas novas medicações …

Não é verdade .
As medicações ajudam alguns pacientes com obesidade assim como a cirurgia bariátrica trata os pacientes com obesidades mais graves .
As medicações esbarram em custo, potência e durabilidade( tratamentos muito caros para o resto da vida e com estabilização do peso antes do esperado na maior parte dos pacientes com obesidade mais pronunciada com uso de remédios ou injetáveis ) .
A cirurgia bariátrica entrega maior perda de peso , maior durabilidade na remissão e controle das doenças crônicas como obesidade e síndromes metabólicas associadas.
Por tanto existe um escalonamento no tratamento da obesidade seguindo a lista abaixo :
- Dieta adequada
- Atividade física regrada
- Medicações ( ansiolíticos , análogos do Glp1 , GIP , )
- Tratamentos endoscópicos ( Balão intragástrico )
- Cirurgia bariátrica
Sempre digo aos pacientes que a base tem que ser trabalhada e estar solidificada antes de submeter-se a quaisquer tipos de tratamento , seja clínico ou cirúrgico .
Bom perfil alimentar e atividade física constante não poderão faltar para ninguém no processo , muito menos para quem enfrenta uma doença crônica e incurável como a obesidade .
O tratamento cirúrgico é o melhor e está no topo da lista, por isso , um dos últimos a ser oferecido.
Após a solidificação de todas etapas e eventuais falhas medicamentosas que irão acontecer, a cirurgia será a melhor alternativa para as obesidades refratárias as medidas comportamentais ou tratamentos medicamentosos ou endoscópicos .
Mito 10 – Quem faz cirurgia bariátrica não pode engravidar…

Não é verdade .
Uma gestação com obesidade é que traz muito risco a saúde materna e fetal . Riscos maiores de eclâmpsia , diabetes gestacional , e problemas fetais de desenvolvimento são recorrentes nas gestantes com obesidade .
Após 1 ano e 6 meses da cirurgia bariátrica quando o peso estabilizar , será muito mais seguro para as pacientes engravidarem e não apresentarem problemas para a saúde do recém nascido e para as próprias gestantes ou puérperas.
Estimulamos que as pacientes com obesidade façam a cirurgia , estabilizem o peso e depois é claro , engravidem com muito mais saúde.
Leia mais:
A cirurgia bariátrica e metabólica e seus benefícios…
Fonte : https://sbcbm.org.br